Muitos pensam que escrever é difícil; outros acreditam que é um dom divino; alguns imaginam que escrever não é para todos. “Todos somos escritores. Só que uns escrevem; outros não.” Essa é uma máxima dita pelo escritor português José Saramago. Ele quer dizer que todos são capazes de escrever, no entanto muitos se recusam a fazê-lo por diversas razões: acham que não dão conta ou que se escreve só para uma utilidade. “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.” Outra frase dita pelo escritor chinelo Pablo Neruda. Não é possível escrever sem ideias, e elas nascem a partir da leitura, do estudo, da curiosidade.
As ideias são frutos da procura incessante do saber.
Escrever nasce da necessidade diária, seja na vida escolar e profissional, provém do desejo de refletir, analisar ou simplesmente de desabafar sobre assuntos diversos.
Somos filhos do nosso tempo e nosso tempo enseja reflexão, escrita, documentação. Todos vivemos em instabilidade, isso requer dos escritores uma escrita que nos faz pensar nos problemas sociais, políticos, econômicos e culturais.
E o que escrever nesses tempos pandêmicos?
Com tanta insegura material, emocional, social e cultural, não tem como deixar de registrar tudo isso. As notícias, texto jornalístico, estão aí e são temporais. A poesia, a música, ou seja, o texto literário, este fica, é atemporal, atravessa os tempos. Assim, devemos deixar nosso legado para as futuras gerações.
Como viver nesse momento sem a literatura, sem a arte, sem a música?
Escrever é inspiração e transpiração. Escrever nos ajuda a lidar com as dificuldades; escrever é viver e viver é enfrentar os encantos e os desencantos.
Escrevendo, refletimos as situações atuais que são interrogações antigas, olhamos o passado, vivemos o tempo presente com perspectivas para o futuro.
Todos podem escrever. TODOS. E nós devemos ser escritores, literalmente, das nossas vidas e da vida da humanidade. Acredito, fielmente, todos somos escritores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário