sexta-feira, 26 de junho de 2020

É preciso reaprender

!


         O mundo todo está em crise devido à pandemia, e o Brasil, infelizmente, está no meio disso. Todos estamos passando por um período muito difícil, já que, nesta semana, segundo os dados divulgados pelas secretarias de saúde, são mais de 55 MIL vidas perdidas pela Covid 19 e já ultrapassou a marca de mais de UM MILHÃO de infectados só no Brasil. 
         Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) falta pouco para alcançar a triste marca de 500 mil mortos e 10 milhões de contaminados no mundo todo. Além disso, milhões de brasileiros estão isolados, passando por dificuldades financeiras, com problemas psicológicos como ansiedade, fobia e depressão, advindos como consequência dessa pandemia. Ademais milhões estão fora do mercado de trabalho e sem grandes expectativas. Mas será que ficar tristes, amargurados, cruzar os braços e deixar o medo tomar conta vai contribuir para mudar esse panorama?
              Não, todos sabem que entrar na onda da inércia de nada vai modificar a situação pandêmica em que se encontra a nação. Vários tipos de crise sempre existiram, no entanto , dessa vez, a crise ceifou vidas e muitas famílias estão enlutadas. 
     Mas não podemos nos deixar levar por esse fantasma do medo, isso só piora o quadro. É preciso, de alguma forma, romper com esse círculo vicioso e tomar novos rumos na vida, mesmo sendo difícil. 
          Hoje, a melhor forma de combater esse mal-estar é cada cidadão se sentir pertencente à Terra, à nossa Casa, no sentido de contribuir com sua responsabilidade. Como? No momento, é se proteger para proteger o outro, usando máscara, isolando-se socialmente o máximo que puder e ampliando os cuidados com a higienização. 
      Realizar cursos profissionalizantes pela internet, fazer momento de meditação, descobrir novas habilidades, plantar, faxinar, desenhar, pintar, enfim, caminhar, fazer diversas atividades ajuda a ocupar a mente para não ser tomado pela descrença. 
       Além dos cuidados e da busca de novas aprendizagens, o país precisa se unir, em todas as esferas da sociedade, para desacelerar o ritmo do contágio desse vírus, para que  todos, sem exceção, possam voltar a uma nova normalidade, sem vítimas da Covid.  Podemos, também, contribuir com o próximo, seja com ajuda financeira ou psicológica. 
      Cabe ao indivíduo resgatar sua vontade de reaprender, crias novos modelos de vida, acionar a sua criatividade, encontrar seu potencial e se redescobrir para que possa sair dessa crise como uma pessoa nova e melhor.

Resultado e Premiação do 2º Concurso de Poesia da Alarc - 2024

RESULTADO DO 2º CONCURSO DE POESIA DA ALARC – 2024 OBSERVAÇÃO: OS NOMES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA E NÃO DE CLASSIFICAÇÃO. PREMIAÇÃO LOCAL:...