domingo, 22 de dezembro de 2019

Então é Natal!



          Mais um fim de ano, mais um Natal. Data celebrativa e de grande significado para a maior parte da população mundial. Dia de celebrar o nascimento de Cristo, de relembrar nossas crenças e de viver verdadeiramente na cultura da paz e da solidariedade.
         Inicialmente, vários são os símbolos do natal: a árvore, os enfeites, os presentes, o presépio e o Papai Noel. Cada um tem seus significados e origem, mas um, de modo especial, instiga a imaginação de crianças e adultos: o Papai Noel, afinal, ele existe?
         Historicamente, o Noel existiu sim, há várias explicações sobre sua existência, no entanto, uma que mais se aproxima do espírito natalino é que o Papai Noel seria o Santo Nicolau de Mira, que foi um bispo grego do século IV d.C.. Era costume desse santo, que veio de família riquíssima, dar presentes. Ele era pacífico, bondoso e amigável com crianças. Durante a Idade Média ele foi nomeado como santo da Igreja e sua ação tão nobre é lembrada até hoje. 
        Portanto vale dizer que o maior significado é que haja a reunião da família, com alegria, amor, paz e harmonia, porque esses são os verdadeiros ingredientes essenciais do Natal.
        O natal deve ser comemorado com quem se deseja bem e se ama. Os melhores presentes devem vir em forma de carinho, amor, saúde e paz. E que o exemplo do Papai Noel, de solidariedade, paz e amor, seja exercido por todos nós, fazendo o bem para todos, especialmente, para os mais necessitados.

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...