sexta-feira, 1 de maio de 2020

E daí? Que tal governar?




        O Brasil e o mundo todo está perplexo diante das falas de desprezo e das manifestações  abomináveis do principal líder político de uma nação, o senhor Presidente da República, diante de um grave problema mundial que é a pandemia, causada pela Covid-19.  “Ah, mas ele é simples, só fala a verdade”, comentários como este só demonstra total falta de empatia e de uma extrema ignorância, insensibilidade e insensatez ao tentar justificar o que não tem  justificativa. Falar a verdade e ser simples com as palavras não é sinônimo de franqueza fraterna, altruísmo e sensibilidade.
     Em primeiro momento, vale relembrar quais são as principais atribuições de um presidente da república: além das funções descritas na Constituição, o Presidente da República carrega uma relevância simbólica de grande importância, uma vez que é o líder máximo do Estado brasileiro, eleito diretamente pelo povo. Ele não é só um despachante, é a representação de um projeto de país, suas decisões são crucialmente analisadas, criticadas e até seguidas o tempo todo. Ele representa e é, simultaneamente, a cara do país no exterior, os estrangeiros conhecem o Brasil por meio de ações e discursos do presidente da República. A presidência é o cargo político mais importante do país, por essas razões, ELE deve ser exemplo para seu povo e o primeiro a manifestar sua responsabilidade e compromisso para proteger o povo brasileiro.
       E daí? O que um presidente da república pode fazer para combater essa pandemia e evitar que milhares de vidas sejam perdidas? Um milagre? Não Senhor Presidente! Primeiro é saber que foi eleito para governar o país e PARA TODOS, combater esse mal que assola a nação é uma das suas atribuições.  O brasileiro não precisa de milagre presidencial, precisa sim que o presidente aja: construir hospitais e leitos de UTI, comprar respiradores e EPIs, valorizar os trabalhadores da saúde, pagar o auxílio emergencial, manter os empregos e ajudar as empresas. Isso não é milagre, isso é ação.
        Milagres existem, sim, e estão ocorrendo todos os dias na vida de milhões de brasileiros que precisam abastecer seus armários vazios e, principalmente, abastecer seus corações de fé e esperança de que tudo isso vai passar, mesmo não tendo um líder à altura do cargo que ocupa para defendê-los. Agir e parar de falar asneiras é um ótimo começo para combater essa pandemia, que já atingiu a terrível marca de mais de 5.000 mortos, não são só números, são pessoas que deixaram suas famílias “sem chão”. Agora só não esperamos sensibilidade e empatia porque isso é pedir demais para quem já demonstrou não ter nem um pouco desses sentimentos tão nobres e urgentes nessa nova conjuntura. E daí? Que tal governar?

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...