No dia 1º de Setembro começou a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP) junto ao Conselho Federal de Medicina(CFM). O intuito, neste mês, é alertar as pessoas através de vários meios sobre o assunto, que é regado de tabus e ainda conta com um certo despreparo e falta de informação da sociedade, muito provindo dos Meios de Saúde responsáveis.
.
O mês de Setembro foi escolhido para dar ênfase neste tema, porque no dia 10 de Setembro é, oficialmente, o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, campanha que é feita neste mês, mas deveria ser realizada durante todo o ano todo.
No Site Oficial setembroamarelo.com encontram-se vários formulários, como Diretrizes, Cartilha Suicídio- Informando como prevenir- , que foram criadas em 2017 pela ABP e CFM. O documento serve para auxiliar de que maneiras efetivas podemos ajudar na divulgação e participação de fato no tema. Também contém a Cartilha Suicídio - Informando para prevenir, entre outros formulários muito interessantes, para que, de fato, haja um direcionamento conclusivo a se seguir para o êxito nesse processo. É só acessar o Site e baixar os formulários.
Neste mês, o SPIF - Studio e Personal Iran França- irá dedicar muito das suas publicações para contribuir com esse processo de Prevenção ao Suicídio, que chega a 12 mil todos os anos no Brasil, e a 1 milhão no mundo, número que cresce entre jovens. E 96,8% dos casos registrados estão relacionadas a doenças mentais. Depressão, Transtorno Bipolar e uso excessivo de substâncias são os primeiros da lista, entre tantas outras doenças mentais. Para abaixarmos estes números, é necessário, além de uma política de saúde pública eficaz, que consiga alcançar a sociedade em todos os seus setores, também deve haver uma comoção da população para tentar compreender o mínimo sobre o processo de prevenção e como atuar em casos de os sintomas aparecerem.
Para todas as doenças mentais existem tratamentos adequados, e podem salvar vidas e voltar a uma normalidade com cuidados médicos, psicológicos, alimentares, físicos e sociais.
Existe também o Centro de Valorização da Vida - CVV- cvv.org.br que dispõe de um aparato de apoio de 24h por telefone 188, chat e e-mail. Tudo sob sigilo total para oferecer segurança e confiabilidade para você conversar à vontade e expor seus problemas, medos, traumas, dúvidas e, com certeza, tirar algo de muito positivo com isso para procurar o caminho certo a seguir.
Você não está sozinho! Falar é a melhor solução! E vamos atuar!
Agir salva vidas!
.
#SPIF