segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O dilema da escolha profissional

Resultado de imagem para dilema da escolha profissionalResultado de imagem para dilema da escolha profissional

Inúmeras noites mal dormidas, longas horas de estudo, livros, resumos de matérias são meios que os estudantes usam para alcançar a profissão desejada, já que têm que passar pelos vestibulares. O mercado de trabalho é um ícone de competição, em que os competidores estão dispostos a tudo para obter o desempenho desejado para alcançar a vaga tão sonhada nas universidades. Mas o dilema é ainda maior quando é necessário escolher o curso que, em tese, será o da profissão escolhida para a vida toda. Assim o problema se instala na hora da escolha, já que a instabilidade em que se vive hoje não proporciona aos jovens nenhum tipo de garantia quanto ao seu futuro.
Pesquisas realizadas revelam que uma das maiores dúvidas do jovem está na escolha de uma profissão que vai lhe garantir a satisfação pessoal e, ao mesmo tempo, sucesso econômico. Vale ressaltar que a satisfação com o seu desempenho é o objetivo da grande maioria de estudantes, no entanto o benefício monetário que cada profissão proporciona interfere em boa parte das escolhas, daí o resultado de tanto profissional infeliz e no lugar errado.
Mas se o trabalho é encarado como necessidade de autorrealização e pode muito bem sê-lo, este pode ser convertido em bem-estar tanto social quanto econômico sefor resultado inerente dos esforços feitos para alcançar a carreira desejada e se a escolha foi feita com responsabilidade e de acordo com as habilidades de cada um. Por isso é importante que o jovem tenha autoconhecimento e, também, conhecimento da profissão que deseja exercer, conhecendo o lado positivo e negativo da carreira pretendida.
O dilema vivido por muitos jovens na escolha profissional, derivado de cobranças da sociedade e da família, tanto por questões econômicas, poder e status, pode ser sua própria sentença de morte. A escolha deve ser feita para a autorrealização e não para a satisfação alheia. Assim, faz-se necessário que o estudante tenha uma boa orientação profissional para que ele possa fazer uma escolha baseada em suas habilidades e dons e não apenas naquilo que vai lhe render muito poder. Dinheiro é bom e importante para adquirir nossas necessidades, mas ser feliz com aquilo que se faz, certamente, é o maior bem para que o profissional realize sua tarefa com respeito, responsabilidade, perícia, compromisso e, sobretudo amor em sua profissão. Que nossos jovens façam as escolhas certas para que tenhamos mais profissionais felizes e realizados.
Resultado de imagem para dilema da escolha profissional Resultado de imagem para dilema da escolha profissional


O Brasil está engordando



O Brasil está seguindo o modelo epidêmico dos Estados Unidos. Boa parte da população sofre de obesidade, principalmente na infância, e a solução para essa patologia não é fácil. A obesidade é o excesso de peso e é muito grave. Está associada a outras enfermidades como diabetes e pressão alta. Tudo isso compromete a qualidade de vida dessa e das futuras gerações.
Os piores vilões em nutrição são os refrigerantes, salgadinhos industrializados, chocolates e doces. Nas escolas, já ė proibida a venda desses produtos, mas há pais que permitem o consumo, mesmo sabendo dos riscos que oferecem. Sucos naturais, frutas, legumes e outros alimentos saudáveis devem substituir os industrializados.
Além da alimentação inadequada, a falta de atividades físicas, o sedentarismo, é o grande facilitador para o ganho de peso. É preciso que os pais estimulem a criança a se exercitar e devem oferecer uma dieta balanceada.
Ainda não há uma fórmula milagrosa para combater a obesidade, por isso a atividade física e a ingestão de alimentos com poucas calorias é a melhor combinação. O poder público também pode incentivar, revisando os tributos sobre mercadorias consideradas um risco à saúde e diminuindo a publicidade infantil desses mesmos produtos.
Resultado de imagem para obesidade infantilResultado de imagem para obesidade infantil


Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...