sexta-feira, 29 de junho de 2018

Em defesa dos concurseiros

Resultado de imagem para concurseirosResultado de imagem para concurseiros

           Quem vem acompanhando os noticiários sobre os cancelamentos e suspensões de diversos concursos públicos em Minas Gerais há de ter notado algo de amadorismo, irresponsabilidade e descompromisso com a sociedade e com os concurseiros.
             Primeiramente, para que um concurso público aconteça, é necessário um longo caminho para a sua realização, para verificar a demanda do município ou de uma entidade, o número de vagas e, sobretudo, analisar as leis vigentes para que o edital esteja coerente com a legislação, isto é, que seja constitucional. É para isso que se contratam empresas especializadas e que se nomeiam profissionais responsáveis para planejar, executar e acompanhar  todas as etapas de um concurso.
          Do outro lado, é preciso saber que para ser aprovado no concurso, deve-se passar em todas as provas e etapas e classificar-se dentro das vagas. Para tanto, o interessado deve se preparar. Por isso muitos concurseiros investem em seus estudos, fazem cursinhos, compram apostilas, gastam seu tempo e dinheiro, abrem mão de lazer, família e descanso. Além disso , há outros fatores influentes como o emocional, as expectativas, o sonho da estabilidade e a ansiedade.
              No entanto o conflito se instaura quando a população recebe a notícia de cancelamento do concurso. Decepção maior quando isso ocorre por imperícia, imprudência, irresponsabilidade e amadorismo de todos os responsáveis pelo concurso. Falta respeito e compromisso com a sociedade e, principalmente, com aquele que está pleiteando uma vaga.
           É preciso que se trabalhe com mais seriedade. Hoje não há espaço pra tanto trabalho mal feito e descaso. Deve-se pensar na dignidade humana, no bem comum. Enquanto não se trabalhar com afinco e compromisso, continuaremos a ver o dinheiro, os sonhos e as esperanças do povo indo ralo abaixo. Lamentável.

Resultado de imagem para concurseiros

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...