sábado, 5 de dezembro de 2020

Vacina à vista

 


      Um dos desafios que o século XXI apresenta para o mundo é a busca da vacina contra a Covid 19. Grandes investimentos estão sendo  feitos na área de pesquisa, e o Brasil destaca-se no cenário mundial por meio do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, na criação da Coronavac.  Além dessa, há outras vacinas  que estão sendo testadas. O mundo todo espera ansioso por isso, a fim de alcançar resultados positivos e conter a Covid-19.

         É relevante afirmar que o Planeta adoeceu. A pandemia, provocada pelo vírus Coronavírus, obrigou a população mundial a enfrentar o isolamento social e o luto planetário. Hoje, segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), no mundo todo, há mais de 65 milhões de infectados; mais de 1,5 milhão de mortos; e mais de 42 milhões de recuperados. 

        Diante desse número exorbitante, a busca pela vacina contra esse vírus mortal é acelerada, e os resultados positivos já se apresentam em tempo recorde. Nunca uma vacina se projetou com tamanha celeridade, graças ao avanço técnico-científico e investimentos na área, embora o preço dessa descoberta seja milionário. 

       No entanto, a politização da vacina, que vem ocorrendo no Brasil, infelizmente, é um entrave e prejudica substancialmente o seu andamento. Consequentemente a população brasileira fica ansiosa e apavorada. 

         Portanto acredita-se que esses impasses sejam resolvidos e que a vacina seja democrática, de modo que todo o cidadão possa ter acesso a ela. Com essa vacina à vista, seja a do Brasil, da China, da Rússia, podemos ter esperança de que essa pandemia esteja perto do fim. 

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...