quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Da matemática à arte: tudo é importante

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Fernando Pessoa, escritor português, de grande importância mundial, afirmou que: “cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito”.  A partir dessa concepção, é possível afirmar que o ensino de disciplinas como Filosofia, Artes, Sociologia e Literatura, nas escolas, é essencial para o estudante, principalmente na sua formação e no seu desenvolvimento integral. Tais disciplinas, no entanto, ainda esbarram na resistência de especialistas que consideram que as ciências exatas são as mais importantes. Isso é um equívoco, uma vez que, na formação humana, tudo é importante e contribui para a consolidação de uma base sólida para os estudos e para a vida.
Sob a ótica desse pensamento, cabe ressaltar a influência dos avanços na industrialização, corrente positivista, com raízes na Revolução Industrial, em que se priorizava a ciência, a fim de buscar o progresso a todo o custo. Além disso, o capitalismo e o utilitarismo favorecem a ideologia de que arte e cultura não rendem lucro, portanto estão à margem na grade curricular das escolas contemporâneas, salvo algumas exceções. A título de ilustração, as aulas de matemática, física e biologia são reforçadas, têm maior número de aulas por semana, ao contrário de disciplinas como história e filosofia, por exemplo.
Ademais, o ensino da arte e de disciplinas afins é visto tanto por alunos quanto por professores como uma carga horária desnecessária e improdutiva. Desse modo, qualquer reforma que se faça no ensino médio de 2016 deve valorizar essas aulas, já que elas contribuem com a ampliação de conhecimento de mundo do aluno e do seu poder de análise e crítica. E o que se está propondo, hoje, pode excluir tais disciplinas e perpetuar o pensamento acerca das matérias escolares como uma das menos importantes do que as outras. Aristóteles afirmou que tudo é importante para a formação humana e disse ainda: “onde quer que se descuide da educação, o Estado sofre um golpe nocivo”. E este sofrerá se descuidar da formação de crianças e jovens brasileiros. Então precisa-se despertar, em toda comunidade escolar, a importância dessa área.
Sendo assim, pode-se confirmar que o ensino da arte e da cultura é fundamental para a educação, já que promove a sensibilidade do aluno, a socialização, a criatividade, desperta o senso crítico, amplia a visão de mundo, encurta as distâncias socioculturais entre as diferenças mundiais e promove o desenvolvimento de muitas habilidades do estudante.

Cabe salientar que o estudo de diferentes formas de expressão artística e filosófica estimula o reconhecimento e o respeito da diversidade cultural do país e, segundo Marcus Garvey, ativista jamaicano, “um povo sem conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”. Assim, tais disciplinas são fundamentais para a compreensão da realidade brasileira e para a formação do indivíduo e da cidadania, por isso devem-se estimular a arte, a dança, a música e o teatro nas escolas.
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