quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Como o mundo se desenvolve? Parte II

Como todos sabem, a evolução humana é tão necessária quanto o ar que respiramos. E é a partir da angústia do homem que ele sente a necessidade de mudança e de busca constante. Sendo membros de um planeta, todos nós devemos contribuir com um mundo melhor para se viver e para todos, sem distinção.
           Sendo assim, os homens se desenvolvem e melhoram o mundo  convivendo com a diversidade, aceitando e respeitando as diferenças, sejam elas de cunho político, religioso, cultural e ideológico. É míster viver e interagir com quem é diferente: pensa, sorri, trabalha, chora, veste-se e vive diferente.
     Precisamos evitar o desperdício e usar somente o necessário. Cuidar da nossa mãe Terra, sendo consumidores conscientes e sustentáveis. Não há desenvolvimento verdadeiro sem sustentabilidade e sem respeito ao meio ambiente.  
         Devemos ensinar às crianças a cuidarem do Planeta, preservando a natureza. Mas para isso é preciso de dar exemplos, conforme disse Nelson Mandela, que o exemplo tem mais força que as palavras. Ensina-se a respeitar, respeitando; ensina-se a cuidar do lixo, cuidando dele. Assim evoluímos e garantiremos um futuro melhor para todos.
     Além disso, precisamos ser solidários, melhorar a vida do outro, ajudar quem precisa, que seja com material, ou com serviço, ou com uma palavra amiga, ou com afeto ou até uma oração. Também Mandela afirma que:”Lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça”.  Então devemos, sim, melhorar a vida de alguém e contribuir com um mundo melhor, sem fome , sem miséria, sem injustiça. 
          Dessa forma, nos desenvolvemos e continuamos a caminhar juntos.

Como o mundo se desenvolve? Parte I



           Graças ao desejo de evoluir, o homem, ao longo de sua história, modificou sua vida, inventou, criou, reformulou milhares de ideias que favoreceram o desenvolvimento mundial. Mas, na contemporaneidade, com tanto avanço científico, a humanidade continua crescendo e evoluindo?
         Primeiro, é preciso pensar em evoluir; no entanto, em princípio, a verdadeira evolução é aquela que ocorre na sua vida pessoal e que, consequentemente, atinge também aqueles que estão ao seu redor, ou seja, todos se desenvolvem juntos. Esse preceito significa pensar no bem comum e na coletividade, por meio do pensamento em longo prazo e de ações altruístas tão necessárias nos dias atuais. Tal procedimento tem como objetivo atingir o pleno desenvolvimento humano, de modo integral e efetivo, o resto é consequência.
        Além disso,  o desenvolvimento interior, por muitas vezes, se apraz na conquista coletiva, no desenvolvimento da humanidade. Portanto, diante dessa perspectiva, é preciso desenvolver habilidades de empatia, de respeito ao próximo e ao meio ambiente, de solidariedade, de ações voluntárias, da cultura de paz e de atitudes éticas. Dessa forma cada indivíduo cresce e o mundo se desenvolve junto dele , buscando sempre a igualdade e a equidade.


Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...