quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Por quem os brasileiros choram?

Resultado de imagem para os brasileiros choram  desigualdade violencia

     Está comum e corriqueiro ouvir, nos noticiários, casos de violência, assaltos, latrocínios, homicídios; discriminação racial, homofobia; corrupção, lavagem de dinheiro, denúncias contra políticos, blindados pelo judiciário e pelo dinheiro distribuído escancaradamente para pagar pelo silêncio. Todos os dias isso chega aos nossos ouvidos com frieza e até sem perplexidade alguma, o que é muito preocupante.
         Há várias formas de tratar essas notícias: a primeira é ignorando, tentando levar a vida como se isso não estivesse realmente acontecendo; a outra é ver isso de forma racional e emocionalmente. 
         De forma racional, é possível cada um analisar como a violência de todo o tipo chegou a essa situação, a essa crueldade em que se mata por qualquer coisa, a vida está banalizada, sem valor e sem sentido. Além disso, assistimos, a céu aberto, o povo sendo assaltado com aumentos abusivos de preços e de impostos (o Brasil é o país com o imposto mais abusivo do Planeta).
         Quando se analisa esse cenário desolador de forma emocional, tomamos o lugar do outro que sofre. Choramos por tantas mães que perdem seus filhos pelas balas perdidas, acidentes de trânsito, homicídios ou sem atendimento médico nas imensas filas dos hospitais. Sofremos quando vemos o roubo do dinheiro que poderia ser investido na saúde, na segurança e nas estradas brasileiras sendo desviado enquanto muitos morrem devido a essa loucura desvairada de sempre obter mais e mais dinheiro.
          De forma emocional é o modo mais difícil de enfrentar a atual realidade por qual os brasileiros passam, porque isso nos faz sofrer e nos distancia da paz, da solidariedade, da alegria, do amor, da igualdade e do respeito entre nossos pares.
           Cada vez que alguém morre vítima da violência e do desleixo humano, morremos um pouco também, porque fazemos parte da humanidade. Cada vez que alguém tira do outro a oportunidade de viver, morremos devagarinho, porque nós não somos uma ilha, como disse o poeta John Donne: "A morte de qualquer ser humano me diminui/ porque sou parte da humanidade", por isso o brasileiro chora e chora por nós.

Resultado de imagem para os brasileiros choram  desigualdade violencia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...