quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Só poesia Hiraeth

 


 
Eu me perco em meus sonhos,
neles danço e canto.
Sinto a brisa desse lugar
e me banho na luz do luar.
 
Meu coração pertence ao inexistente
e, por mais que eu tente,
nada nunca será suficiente.
 
Meu querido lar de faz de conta,
eu me encontro em sua prosa
e me perco em suas tramas.
 
Oh, Hiraeth!
Saudades desse lugar
que sempre foi o meu lar
nas profundezas de meu pensar.
 
Minha hora preferida
sempre foi ao me deitar.
Quando me perco em meus sonhos
e reencontro o meu lar.
 
*Hiraeth: sensação de saudades de um lugar inexistente ou nunca visitado.
 

Autobiografia: um momento de reflexão sobre superar obstáculos!

No dia 20 de março de 2006, eu, Maria Clara Braga Borges, finalmente, pude ser considerada membro da família "Braga" e "Borges", após um longo e periculoso trabalho de parto. De acordo com Marisa Pedrosa Braga Borges – a minha mãe – o momento de conceder-me não fora nada fácil. Sua placenta havia estourado e, consequentemente, teve hemorragia. Lembro-me de ouvi-la dizer que os médicos não criavam esperança em relação ao meu nascimento. Mas ela sempre disse que Jesus foi o meu Salvador, porque no mesmo momento em que seus olhos se fechavam e seu corpo suplicava por uma trégua, minha mãe olhou vagamente para um crucifixo pendurado na parede e entregou todos os temores e as mais dolorosas mágoas a Jesus.
Algumas horas depois, eu nasci. Tão sorridente por estar ali depois de tanta luta.
Meu pai sempre diz que nasci zombando de todos. Ele me enxergava em meu berço na sala da maternidade no hospital através de um vidro e não conseguia ao menos parar de chorar ao me ver saudável e feliz, sorrindo para todos que me cercavam.
Minha infância fora meio conturbada, não por questões familiares ou por coisas a que eu estava inserida socialmente, mas pela incrível habilidade que eu tinha em envolver-me em situações perigosas. Como afogar-me no mar de maré alta, ou pegar catapora com apenas 6 meses de idade, dentre outras milhares de situação um tanto quanto preocupantes.
Felizmente, eu cresci. Me interessei por leitura e escrita e, aos nove anos de idade, iniciei um hábito que espero que nunca caia em esquecimento. Com a ajuda da minha irmã, comecei a escrever histórias em uma agenda velha de minha mãe. E, apesar de todos os erros gramaticais e o enredo "tosco", admito que eu era muito feliz.
Adentrei ao mundo bailarinístico aos oito anos de idade, quando eu insisti para que me minha mãe me colocasse no Ballet, a um ponto que ela não aguentasse mais tocar nesse as
sunto.
Mãe, pai, se vocês estiverem lendo isso, saibam que eu sou extremamente grata a tudo que vocês fizeram e ainda fazem por mim no auge de meus 16 anos. Vocês não sabem como o apoio de vocês em relação à dança mudou a minha vida. Tanto que estou lecionando hoje em dia e não há ação mais gratificante no mundo do que isso. Apesar de todas as desavenças, saibam que eu amo infinitamente vocês dois.
Durante vários anos da minha vida, sempre fui uma garota muito tímida e insegura, a ponto de deixar de participar de vários eventos por pura vergonha ou por me preocupar muito em relação aos pensamentos das pessoas. Sofri bullying; troquei de escola; fiz novos amigos que carrego até os dias de hoje; descobri que tinha ansiedade; vários professores me julgaram por ser extremamente desatenta e duvidaram profundamente da minha capacidade. Isso doeu muito.
Mas, felizmente, eu cresci ainda mais. Fiquei menos insegura, fiz mais amigos e descartei várias amizades tóxicas que me deixavam para baixo e passei a valorizar as pessoas que sempre estiveram ao meu lado. Comecei a namorar e, hoje em dia, completo 1 ano e 4 meses de namoro.
Este ano, 2022, descobri que tenho Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o que explica vários pontos da minha história, os quais fui chamada de "lesada" ou "incapaz". Fui diagnosticada com depressão, crise de pânico e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), em sua maioria, causadas pelo TDAH.
Hoje, eu estou devidamente medicada. Muito feliz, me recuperando e enfrentando uma batalha diferente todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...