quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Crônica I Um passeio escolar




 Caro leitor, vou compartilhar com vocês uma série de crônicas dos meus alunos que foram produzidas a partir de um trabalho escolar. A proposta é o próprio tema: O COTIDIANO NA AVENIDA GOVERNADOR VALADARES.



Crônica I
Um passeio escolar

Em uma fria manhã de quinta-feira, durante um breve e descontraído passeio com os colegas de turma e com a professora pela Avenida Governador Valadares, várias situações atraíram minha atenção enquanto a cidade ainda “dormia”.
Observei as vitrines e estantes de diversas lojas espalhadas pelo decorrer da avenida. Vi vários manequins nus e com as partes íntimas censuradas, cena que me pôs em reflexão sobre o porquê de os bonecos estarem com aquelas partes tampadas, observei também o grande número de pessoas da terceira idade, engrossando, aos poucos, as filas dos bancos.
Com o avançar da hora, o movimento aumentava, mais lojas abriam para mais um longo dia de negócios; pessoas passavam apressadas a caminho do trabalho; veículos de todos os tipos anunciavam que a avenida definitivamente acordara.
No retorno para a escola, me deparo com um senhor mais velho, Seu Renato Calácio, que disse o seguinte: “é melhor ter um dia bom do que um bom dia.” Aquela frase me deixou ainda mais pensativo e comecei a analisar um pouco o significado do que ele quis dizer, fiquei o dia todo em busca de uma resposta certeira, porque seu Renato tem muita experiência de vida.
Devemos prestar atenção nos detalhes e nas pessoas à nossa volta, principalmente, nos mais velhos com seus causos, de suas histórias de vida e de suas vivências. São eles que nos ajudam a dar um sentido maior à nossa vida e à nossa existência em comunidade, mesmo que seja em um simples passeio pela avenida numa manhã de quinta.

Autor: Carlos Macedo Neto, 1º ano, Ensino Médio, 15 anos, INPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...