terça-feira, 14 de março de 2017

Parceria: a melhor escolha

Resultado de imagem para Parceria: a melhor escolha
Fonte da imagem: https://F1.bp.blogspot.com

      Vivemos em uma era de competitividade e capitalismo exacerbados. Isso pode ser visto em todas as áreas, tanto em empresas, família, igrejas e escolas. Tal fato é muito comum e antigo. A disputa é uma ação inerente ao homem desde os seus primórdios. Mas em meio à globalização e à internet, com a inserção de grandes multinacionais ou nacionais gigantescas, como sobressair ou permanecer no mercado com tamanha concorrência?
        É possível sim se consolidar no mercado, seja empresa, professor, ou empreender, microempresário. Fácil não é, mas é preciso tentar e dar o primeiro passo em busca de solução e, principalmente, de parcerias. 
     Hoje, o Brasil não tem em sua cultura a ideia de parceria, vemos, é claro, certas alianças no meio político e muito desastrosas por sinal, já que boa parte desse elo tem interesse particular. Mas é preciso amadurecer essa ideia de parceria e ver como esse meio pode ser bom para pequenas empresas e empreendedores. 
       Quando há união de pequenas forças, essas podem crescer e se tornarem fortes. Isso mesmo, juntos somos fortes. Uma parceria forte, com indivíduos que lutam pelo mesmo fim, pelas mesmas metas e sonhos, é capaz de superar qualquer obstáculo. 
Para que possa ser efetiva e eficaz, os parceiros precisam traçar objetivos claros, ter confiança, comprometimento, estratégias estabelecidas, planejamento, comunicação  eficiente e clara. Quando se junta tudo isso, não tem como dar errado. Um bom exemplo é o que vem acontecendo com pequenos comércios que se unem para sobreviverem em meio  a grandes estabelecimentos como as imensas redes de supermercado. As compras podem ser feitas juntas, de modo a alcançarem maiores descontos a fim de oferecerem produtos com preços competitivos aos seus consumidores. 
       Albert  Einsten disse que o que não tem mais espaço é continuar fazendo o mesmo e esperar um resultado diferente. Então é preciso arriscar, estabelecer parcerias, alianças confiáveis e continuar a luta, não fugir dela. Em síntese, a caminhada continua, só precisamos saber por onde queremos caminhar, pois quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. No entanto, para se mantiver vivo nesse ambiente competitivo, é preciso escolher bem que rumo deve ser tomado.



Texto publicado no JC – Jornal da Cidade de Arcos em 31/12/2016.

Resultado de imagem para Parceria: a melhor escolha
Fonte da imagem: http://virtualmarketingpro.com/blog/paulonscosta/parceria-de-negocios



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...