quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Os dois lados do desarmamento




    Atualmente, no Brasil, um dos assuntos mais debatidos pela população é sobre o desarmamento. Se pensarmos sobre essa discussão, encontramos lados positivos e negativos, mas o que pode acontecer se ocorrer essa liberação ?
    Inicialmente, o Estatuto do Desarmamento é uma lei Federal que entrou em vigor no ano de 2003, criada pelo ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei proíbe a venda de armas de fogo e munições aos civis, e em alguns casos, onde se é necessário ter uma arma, o indivíduo deverá comprovar essa sua necessidade.
    Primeiramente, o desarmamento tem o lado negativo, porque se deve colocar em mente que uma arma pode fazer uma pessoa se sentir mais segura, e ter a consciência de que se algo lhe acontecer, poderá se defender, pois em um país tão cheio de roubo, nós precisamos de algum método de segurança. É este argumento equivocado sobre a proteção que leva vários cidadãos a apoiarem o armamento.
    Por outro lado, há diversos perigos se ocorrer a legalização das armas de fogo. Por exemplo, se a liberação de armas a  toda população realmente ocorrer, poderiam colocar um poder de fogo em mãos erradas, de pessoas que não saberiam usá-la, assim, talvez, aumento os números de mortos, já que, no país, mesmo sem esse direito, o brasileiro é um dos que mais mata com armas de fogo, fato comprovado pelo Mapa da Violência.
    Esse assunto deve ser bastante discutido e analisado, pois, por mas que a ideia do armamento tenha um bom objetivo; que é aumentar as chances de defesa e diminuir os homicídios e roubos, a ideia pode falhar. Mesmo com testes psicológicos, há sempre quem consegue burlar a lei.
        Para que ocorra essa liberação, deve ser necessário conscientizar a população, dando dicas e palestras de como usar uma arma para a proteção, e verificar se o indivíduo apresenta um distúrbio mental ou emocional, pois esses fatores, são um dos perigos do armamento. Além disso, o armamento vai contra todos os acordos de paz que tem sido propostos ao longo dos anos. O brasileiro não sabe ainda nem usar o diálogo para buscar a paz e a união, imagine se tiver uma arma na mão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...