Pantanal Mato-grossense, uma das maiores referências mundiais em preservação, um bioma perfeito e uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Esse bioma continental que abriga exuberante riqueza está em chamas e corre o risco de desaparecer, caso providências não sejam tomadas urgentemente.
De acordo com os dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), apontam que 2020 é o pior ano da história do Pantanal em queimadas. As pesquisas mostram que o fogo já destruiu 33% da área do Pantanal em Mato Grosso e os incêndios, na maioria criminosos, não estão sendo controlados, ao contrário, estão potencializados com o tempo seco e a falta de chuva, justamente por ações antrópicas.
Infelizmente, somente em setembro, houve mais de 5.200 notificações de focos de incêndio no Pantanal, segundo o Inpe, é o pior registro desde 1998. O governo do estado aguarda o repasse de R$ 10 milhões que o governo federal anunciou para combater o fogo em Mato Grosso, mas esse dinheiro ainda não chegou. Enquanto isso, o fogo avança, queima tudo o que encontra pela frente e tudo vira cinzas.
Além da mata ser devastada de forma acelerada, os animais morrem queimados. Mesmo fugindo do fogo, não têm para onde ir, estão encurralados e, de forma cruel e criminosa, a fauna pantaneira morre queimada, manadas inteiras fogem assustadas, muitas onças e outros seres foram resgatados vivas, porém com tantas queimaduras, foram sacrificados. Quantos animais de diversas espécies estão se extinguindo. Que tristeza! Nascentes agonizam. O indígena está ameaçado.
Enquanto isso, o presidente debocha do povo e diz que o Brasil está de “parabéns “ pelo belíssimo trabalho de preservação ambiental. O mundo todo vê o Brasil ser consumido pelas chamas e pouco está sendo feito. Um dos maiores biomas do mundo está crepitando, fumegando, se inflamando. Animais silvestres perdem suas vidas, e o agronegócio segue a “todo vapor”, crescendo, “salvando” a economia do país e enterrando seu meio ambiente.
Enquanto o Brasil não tiver políticas públicas e um Ministro do Meio Ambiente que realmente defenda o Meio Ambiente, continuaremos a ver a destruição em massa dos biomas brasileiros, o extermínio da fauna e da flora, a aniquilação dos indígenas, o arruinamento dos ribeirinhos e, em pouco tempo, a desertificação da natureza do país. Hoje o Pantanal queima, está em chamas, onde será amanhã?
Nenhum comentário:
Postar um comentário