Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao Suicídio que acontece desde 2015. Este mês foi escolhido porque o dia 10 de Setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
-
O intuito da campanha é promover eventos que ajudem a alertar a população sobre a importância do tema e maneiras de contribuir para sua prevenção.
-
O Suicídio, no Brasil, é considerado um problema de saúde pública, tendo uma taxa de óbito superior que a AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Estima-se que 32 brasileiros tiram suas vidas por dia.
-
Esse número é maior entre jovens (15 a 29 anos) e idosos (após 60).
No Brasil, é a quarta causa de morte entre 15 e 29 anos, e no mundo a segunda, atrás da violência. Esses são números da Organização Mundial de Saúde(OMS).
-
Espera-se que, com mais campanhas a favor da prevenção, esses índices diminuam, já que a maioria das doenças psicológicas são reversíveis.
-
Se perceber alguém próximo de você, com comportamentos diferentes do seu padrão, se perceber que essa pessoa está se sentindo sozinha ou encontra-se em um ar de depressão, tristeza ou mal estar constante ou evolutivo, comunique à família, interaja com ela e faça o que estiver em seu alcance para tentar compreender a situação.
-
E se por ventura essa pessoa for você, tome logo uma atitude para melhorar esse quadro, a começar se abrindo com quem você sente segurança de conversar ou para qualquer pessoa, até pelo 188, sempre haverá alguém disposto para ajudar.
-
Nunca é tarde para resolver qualquer situação. Nenhum problema no mundo é maior e mais importante que nossas vidas! Se cuide e vamos nos cuidar!
-
#SetembroAmarelo #SPIF
Nenhum comentário:
Postar um comentário