sexta-feira, 26 de março de 2021

Vacina à vista!


      A ansiedade pela chegada da vacina é visivelmente perceptível por todos. Nunca se esperou tanto por um produto como este. E não é por menos, quando rostos conhecidos deixam de ser apenas números estatísticos, o pânico aumenta e, infelizmente, só aí que muitos mudam de comportamento.

          Inicialmente, é importante saber que mais outra vacina está prestes a entrar em produção acelerada e o melhor: 100% brasileira. Isso significa que o Brasil terá mais doses disponíveis no mercado. 

      De acordo com o Instituto Butantan, nesta quinta-feira (25), foi feito um pedido à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a autorização para início dos testes clínicos em humanos da “Butanvac”. Conforme o Instituto, a Butanvac-desenvolvida pelo Instituto Butantan- tem parceria com um consórcio internacional e se ela for aprovada em todos os testes, o laboratório produzirá até 40 milhões de doses do imunizante até o final do ano. 

       Além dessa boa notícia, temos os outros imunizastes que já estão sendo comprados e aplicados à população, seguindo o calendário de vacinação. No entanto é lamentável que o esforço do Governo Federal não ocorreu a tempo de salvar 300 mil vidas.

          Portanto a esperança se renova e esperamos que a vacina contra o covid chegue logo para salvar a nossa vida e a vida das pessoas que amamos. 

          

sexta-feira, 19 de março de 2021

Um ano se passou...



        Exatamente no dia 17 de março de 2020 começava um pesadelo: o isolamento social, causado pela Covid 19. Até então pouco se sabia sobre isso e pensávamos que seria por pouco tempo. E aqui estamos, um ano depois, sofrendo com esse vírus mortal. Mas não podemos perder de vista a fé e a esperança em Deus, na Ciência e na Humanidade. Tudo vai passar!

        Primeiramente, vale lembrar que há um ano, eu escrevi um artigo sobre o início da pandemia, cujos números eram assustadores devido à velocidade do contágio. “Hoje, no mundo todo, são 242 mil casos confirmados, mais de 9800 mortes e mais de 84 mil de curados”, trecho do artigo que publiquei em março de 2020. Hoje esse número se tornou exorbitante: 121. 882.440 de casos confirmados; 69.033.230 de curados; e 2.692.806 de mortes no mundo todo.  O Brasil só perde para os Estados Unidos em número de vítimas.

          Por outra lado, é relevante mostrar que a vacina também veio rápido em relação a todas as outras já criadas. A esperança de conter o vírus por meio da vacinação em massa está cada vez mais viva. No atual momento, já existem seis vacinas com eficácia comprovada, entre elas temos a AstraZeneca, CoronaVac, Sputinik V, Pfizer, Moderna e a Janssen. 

        Do que precisamos? Precisamos da compra dessas vacinas, mas é necessário mais celeridade e menos burocracia para que se efetive uma campanha vacinal para todos. O caminho passa pelo diálogo, vontade política, liderança e, principalmente, amor e respeito à vida-TODA VIDA IMPORTA. 

sexta-feira, 12 de março de 2021

A esperança não Morre!



Paz e bem a todos!


       Após centenas de artigos de opinião que já  escrevi e publiquei até o momento, este é o primeiro que escrevo, dirigindo-me diretamente aos leitores, especialmente àqueles que mais estão se sentindo desanimados com a atual situação mundial, principalmente com a do nosso país. 

     Infelizmente não é só nossa cidade que está nessa situação caótica devido à pandemia, causada pelo coronavírus- Covid 19. Nosso principal governante negou a situação o tempo todo. Não há como negar isso e espero, sinceramente, que o Presidente da República possa mudar sua postura, radicalmente, antes que mais brasileiros percam suas vidas para este vírus. 

    A consequência dessa omissão é catastrófica: o país inteiro está em colapso. Já são mais de 270 mil vítimas da Covid. Nunca foi uma gripezinha. Hoje nem quem tem o melhor plano de saúde e muito dinheiro não consegue uma vaga nas UTIs. 

          Mas não percamos a fé em Deus e nem a esperança na humanidade e na ciência. 

Não há mal que perdure por muito tempo.  Façamos a nossa parte! Sei que ficar em casa quando se tem que sair é muito complicado, por isso existe a real necessidade do auxílio emergencial. As ações de higienização, o uso de máscaras e o isolamento social são essenciais para diminuir o contágio, que está cada vez pior e 

descontrolado com as novas variantes. FAÇAMOS NOSSA PARTE! 

        Oremos com mais fervor e mais intensidade. Mas só rezar e não ajudar ninguém não adianta. A fé sem ação é morta. Sejamos mais solidários, humanos e misericordiosos.  Conhece alguém que está passando por necessidade? Ajude ou peça ajuda! Não seja omisso. 

       Todos estamos com medo, estamos em pânico, angustiados e ansiosos com esse cenário, porém não deixemos o medo e o pânico nos dominar. O bem sempre vence o mal! Tudo vai passar! TUDO VAI PASSAR!

      E quem está fechando as portas, momentaneamente, não se desanime! Este sacrifício lhe valerá futuramente. Dinheiro se recupera, vidas não! Fique tranquilo, você vai recuperar seus negócios e seus clientes, mas para isso, eles precisam estar vivos!

       JOVENS, se se cuidarem, terão a vida inteira pela frente para aproveitarem. Sei que não é fácil ficar em casa quando se tem energia e vontade de aproveitar a vida, no entanto segurem a onda! ISSO VAI PASSAR!

           Deus tome conta de todos nós e nós tomemos conta dos nossos!

Um grande e afetuoso abraço. E meus sinceros sentimentos para as mais de 270 MIL FAMÍLIAS ENLUTADAS!


Professora, escritora e cidadã Rosana Silva. 

Resultado e Premiação do 2º Concurso de Poesia da Alarc - 2024

RESULTADO DO 2º CONCURSO DE POESIA DA ALARC – 2024 OBSERVAÇÃO: OS NOMES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA E NÃO DE CLASSIFICAÇÃO. PREMIAÇÃO LOCAL:...