sexta-feira, 29 de junho de 2018

Em defesa dos concurseiros

Resultado de imagem para concurseirosResultado de imagem para concurseiros

           Quem vem acompanhando os noticiários sobre os cancelamentos e suspensões de diversos concursos públicos em Minas Gerais há de ter notado algo de amadorismo, irresponsabilidade e descompromisso com a sociedade e com os concurseiros.
             Primeiramente, para que um concurso público aconteça, é necessário um longo caminho para a sua realização, para verificar a demanda do município ou de uma entidade, o número de vagas e, sobretudo, analisar as leis vigentes para que o edital esteja coerente com a legislação, isto é, que seja constitucional. É para isso que se contratam empresas especializadas e que se nomeiam profissionais responsáveis para planejar, executar e acompanhar  todas as etapas de um concurso.
          Do outro lado, é preciso saber que para ser aprovado no concurso, deve-se passar em todas as provas e etapas e classificar-se dentro das vagas. Para tanto, o interessado deve se preparar. Por isso muitos concurseiros investem em seus estudos, fazem cursinhos, compram apostilas, gastam seu tempo e dinheiro, abrem mão de lazer, família e descanso. Além disso , há outros fatores influentes como o emocional, as expectativas, o sonho da estabilidade e a ansiedade.
              No entanto o conflito se instaura quando a população recebe a notícia de cancelamento do concurso. Decepção maior quando isso ocorre por imperícia, imprudência, irresponsabilidade e amadorismo de todos os responsáveis pelo concurso. Falta respeito e compromisso com a sociedade e, principalmente, com aquele que está pleiteando uma vaga.
           É preciso que se trabalhe com mais seriedade. Hoje não há espaço pra tanto trabalho mal feito e descaso. Deve-se pensar na dignidade humana, no bem comum. Enquanto não se trabalhar com afinco e compromisso, continuaremos a ver o dinheiro, os sonhos e as esperanças do povo indo ralo abaixo. Lamentável.

Resultado de imagem para concurseiros

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Resultado de imagem para crianças abandonadas

Salvem as crianças

        É triste e um absurdo os crimes monstruosos que vêm acontecendo contra crianças e adolescentes em toda a parte do mundo.
          Recentemente, dois irmãos, de 3 e 6 anos, foram estuprados e mortos pelo padrasto, um pastor. Depois o caso da Vitória, uma adolescente de 12 anos que sai para dar uma volta de patins, desaparece e encontrada morta. Na mesma semana, outra menina de 4 anos foi espancada até a morte em Poços de Calda. Nos Estados Unidos, filhos de imigrantes ilegais são separados de seus pais e os pequeninos são enjaulados a mandado de Trump, presidente. O que está acontecendo com a raça humana? Por que tanta crueldade ?
         Milhares de crianças sofrem abuso sexual dentro da própria casa, são espancadas e assassinadas pelos pais, padrastos e ou parentes próximos.
           Infelizmente, existem milhares de casos de violência contra crianças e adolescentes. Os criminosos são justamente aqueles que deveriam educar, cuidar e amar seus filhos e enteados.
            É vergonhoso constatar que muitos meninos e meninas estão, neste momento, sendo violentados. Eles sofrem com os maus tratos, negligência, abandono e outros tipos de judiação.
A violência infantil é uma triste realidade e está nos lares de quem menos se espera. Normalmente , professores são os primeiros a perceberem a violência doméstica e devem denunciar.
            É preciso observar, ficar atento, cuidar, não deixar as crianças passarem por qualquer tipo de violência. Todos: os pais, os padrastos, os cuidadores, os professores, avós, vizinhos, todos, sem exceção, devem cuidar dos pequenos, dos adolescentes e garantirem sua segurança, integridade física e psíquica, além de oferecerem amor, respeito, e tudo de que precisam.
          Criança é um ser vulnerável que precisa de amor, de cuidados, de proteção, de respeito, de limite e de educação. Com o adolescente é a mesma coisa. Basta de violência. Salvem as crianças.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Resultado de imagem para greve dos professores

Educação paralisada


      Sam Nujoma, foi presidente de Namíbia, África, durante sua independência em 1990 a 2005. Considerado como o pai do seu país e um grande líder de seu povo, lutou contra o Apartheid. Sam Nujoma afirmou: “A educação deve ser prioridade acima de todas as prioridades”, e usou esse conceito como principal meio para mudar a sua nação. Será que os líderes brasileiros pensam desse modo? Parece que não.
            A luta desse africano mostra que nem todos os políticos são iguais e, ao contrário de alguns governantes brasileiros, como o excelentíssimo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, acredita que a educação é a base para o progresso, a cidadania, a liberdade, a igualdade e, sobretudo, para a evolução do ser humano.
         É importante que todos saibam que o governador de Minas vem tratando a educação com desprezo, deboche e descaso total. Esse abuso resultou na paralisação das atividades dos professores que estão sofrendo com o escalonamento salarial e não suportam mais conviver com essa situação. Além disso, muitas escolas estão sem dinheiro para a merenda e atividades essenciais para o seu funcionamento. No entanto é uma decepção não ver a união da classe como se viu na paralisação dos caminhoneiros.
            Os servidores da educação só retornarão às atividades após receberem o pagamento. O conflito se alastra porque o descumprimento contínuo de promessas ocasiona gravíssimos prejuízos para a educação mineira. A Secretaria de Estado de Fazenda diz que o prazo será cumprido e isso não acontece.
          Para piorar o cenário, o governador, em entrevista, justificou que pagou primeiro os policiais porque fazem um trabalho de excelência e não se pode ficar sem segurança. E pode ficar sem educação? Sem pagar professores?
           Em suma, é preciso informar às autoridades que quem forma o policial, o juiz, o médico, o enfermeiro, o engenheiro, o vendedor e todas os demais profissionais são o PROFESSOR. Ademais, é investindo na educação, nos professores, no desenvolvimento da criança e do adolescente que se pode mudar a realidade, a fim de evitar que, no futuro, os policiais tenham tanto trabalho em prender o cidadão. Sem educação, a criminalidade, a violência, a corrupção, a desigualdade e inúmeros conflitos encontram espaço numa sociedade que desmerece seus professores. Para finalizar, sugere-se que nossos governantes aprendam com aqueles que priorizam e valorizam a educação, pois só esta “é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, Nelson Mandela.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

É hora de mudar

Resultado de imagem para É hora de mudar  voto
Fonte da imagem: http://profissaoatitude.blogspot.com/


         Para o importante sociólogo John Locke: “Não se revolta um povo inteiro senão quando a opressão é geral". Esse pensamento traduz a atual conjuntura do país, onde a maioria de seus habitantes estão revoltados com seus governantes e com a justiça brasileira. 
          É necessário considerar que estamos presenciando um cenário desordenado na política que desencadeia um desânimo geral. A causa disso é percebida por meio de tanta corrupção, troca de favores, manipulação, descaso com as necessidades fundamentais e sociais do cidadão, irresponsabilidade no uso do erário e, principalmente, o custo exorbitante para pagar os salários das excelências. 
       Cabe salientar que as consequências são imensuráveis e são sentidas por todo cidadão. Pesquisas e reportagens mostram diariamente o resultado da inconsequência: falta dinheiro para educação, saúde, segurança, cultura, lazer, melhores salários para professores, policiais e outros profissionais do setor público. 
              Atrelado a isso tudo, está a revolta do povo em relação aos salários do político brasileiro que hoje são 69.620 políticos. Isso custa, aproximadamente, quase 80 bilhões por ano e quem paga a conta? O povo. Esses fatores comprovam as mazelas e a opressão, impostas por uma classe dominadora, egoísta, desonesta, salvo poucas exceções. Tanto dinheiro que poderia ser usado para o bem comum vai para os bolsos de quem não merece. 
         Desse modo, compete à sociedade se mobilizar no combate à corrupção e ao modelo de governo opressor, que não atende às necessidades do povo nem atende aos requisitos necessários para ser um político. Além disso, esperamos novos candidatos, que não cometam os mesmos erros absurdos que vemos hoje, com muito desalento. As eleições estão próximas, portanto está na hora da mudança, está na hora da faxina geral.


sábado, 2 de junho de 2018

Precisa-se de cidadãos conscientes

Resultado de imagem para Precisa-se de cidadãos conscientes
Fonte da imagem: http://ineam.com.br/como


Para quem sabe ler, um pingo é letra “ é o ditado popular mais propício para a atual situação do país. E o que se pode afirmar é que o presidente Temer, certamente, deve ter entendido que pode elevar o preço da gasolina às alturas, uma vez que o brasileiro mostrou que está disposto a pagar por ela, não se importando com o preço nem com as circunstâncias que levaram os caminhoneiros a paralisarem.
Primeiramente, não devíamos nos espantar tanto com as filas quilométricas para o abastecimento, porque não é a primeira vez que vemos o povo aceitar com tanta passividade ser roubado pelos governantes. Mas a perplexidade é constatar que perdemos a chance de fazer o governo retroceder no aumento abusivo dos combustíveis e de ele perceber que o povo acordou e está disposto a lutar por um país mais justo e igualitário. Perdemos essa chance e não temos outra em vista.
Cabe lembrar que isso é vergonhoso para nós, pois, além de sermos passados para trás, ainda servimos de chacota para os estrangeiros. Para exemplificar isso, em 2017, no Reino Unido, a organização de pesquisa de mercado Ipsos Mori, realizou uma pesquisa sobre a percepção pública da população de vários países acerca de temas como política, criminalidade, terrorismo, imprensa, redes sociais, para saber o que o cidadão pensa sobre o seu país. O resultado é chocante: o Brasil ocupa o 2º lugar, mostrando sua ignorância, não sabe o que está acontecendo, defende conceitos sem ao menos entender o seu significado, não conhece a realidade brasileira.
Essa pesquisa demonstra a capacidade de diferentes grupos sociais em distinguir fatos de suposições sem comprovação, e isso é o que acontece em nossa confederação, quando percebemos a ignorância de muitos que mal conhecem a sua realidade e, especialmente, a pauta da paralisação dos caminhoneiros, que reivindicaram a diminuição dos aumentos dos combustíveis e não somente do diesel, como muitos pensam.
Somos reconhecidos lá fora pela alegria, sim; mas, infelizmente, também somos chamados de “idiotas” como indica a pesquisa. O sociólogo John Locke afirmou: “As ações dos seres humanos são as melhores intérpretes de seus pensamentos”. Desse modo, não se alcança a tão sonhada mobilização social caso não se mude o pensamento dos homens, pois são suas ideias que formam suas atitudes. Portanto somente a educação, a leitura e a informação podem, em longo prazo, formar cidadãos conscientes a fim de lutar por seu país.

Resultado de imagem para Precisa-se de cidadãos conscientes
Fonte da imagem: www.huffpostbrasil.com

Resultado e Premiação do 2º Concurso de Poesia da Alarc - 2024

RESULTADO DO 2º CONCURSO DE POESIA DA ALARC – 2024 OBSERVAÇÃO: OS NOMES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA E NÃO DE CLASSIFICAÇÃO. PREMIAÇÃO LOCAL:...