quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O impacto das notícias falsas

Resultado de imagem para O impacto das notícias falsas

        É impressionante o avanço dos boatos falsos que circulam nas redes sociais no país. Em outras épocas, isso ocorria por meio de revistas de fofoca e era percebido principalmente no meio artístico. Hoje, no entanto, a especulação virou uma febre, espalha-se velozmente com a internet e já chega ao judiciário. Dessa forma, é preciso encontrar meios para lidar com essa realidade, a fim de evitar seus impactos negativos, que podem ser irreversíveis.
          No início da semana, o país ficou chocado com as denúncias feitas por uma mulher que relatou ter sofrido racismo numa parada de ônibus, em Minas Gerais. Porém, até o momento, não há provas de que isso tenha ocorrido. Isso significa que pode ser uma falsa notícia. Outro caso foi de um casal acusado injustamente de sequestro e teve sua vida transformada bruscamente, já que marido e mulher não saem mais de casa, pois tiveram suas fotos espalhadas e, até hoje, sofrem com ameaças gravíssimas.
          É relevante dizer que o mais sério dos boatos é a constatação da farsa. Esta só ocorre depois de as notícias fantasiosas terem se espalhado. Nesse ínterim, milhares de compartilhamentos, emissão de opiniões equivocadas e pré- julgamentos já foram feitos. O resultado dessas atitudes é imensurável.
          O Google lançou, no Brasil, uma iniciativa contra notícias falsas, criando um selo de checagem de fatos. O recurso se chama Google Notícias e ajuda a identificar reportagens verdadeiras. O Judiciário também tem feito sua parte na punição de sites que têm o propósito de mentir para simplesmente se promoverem às custas de suas vítimas. O cantor Gilberto Gil foi vítima e entrou com uma ação judicial contra o site. O que não falta, também, são notícias de morte de famosos. Sílvio Santos já morreu inúmeras vezes, ainda bem que ele está bem vivo.
         Cabe ao cidadão, principalmente ao usuário das redes sociais, tomar cuidado para não cair nos boatos da internet na era da informação. Para isso, é preciso checar as fontes, verificar se é uma página oficial, caso não seja, é um indício de farsa. Se a notícia for absurda, não vale confiar. Além disso, há notícias que são verdadeiras, mas estão distorcidas e desatualizadas. Então o melhor é ter bom senso, ler o texto na íntegra e denunciar os abusos. Na dúvida, não se deve compartilhar notícias que podem, num instante, destruir a imagem e até a vida de alguém. Só assim, consegue-se romper com o círculo antiético da pás falsas notícias.
Resultado de imagem para O impacto das notícias falsas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...