quarta-feira, 14 de julho de 2021

A Literatura e suas potencialidades




        De acordo com Maksim Gorki - escritor, romancista, dramaturgo, contista e ativista político russo- “A tarefa da literatura é ajudar o homem a compreender-se a ele mesmo.” Por isso o ser humano sempre buscou conhecer sua identidade e ampliar seu conhecimento por meio de várias formas, e a literatura tem grande influência nessa formação humana. “Leio, logo existo”, isto é, sou o que leio e toda leitura literária tem forte poder sobre quem verdadeiramente somos. 

       É fundamental afirmar que a leitura de romances, crônicas, contos, ficção científica, dentre tantos outros gêneros literários traz inúmeras possibilidades de compreender sua identidade e de ampliar o conhecimento de mundo. Este vai se acumulando no decorrer da vida e, consequentemente, contribui para que o leitor se torne cada vez mais fluente e amante da leitura.

          Não há como negar que leitores mais ávidos e “compulsivos” se tornem uma pessoa muito mais ativa, atraente, comunicativa, espontânea, expressiva e menos preconceituosa e ignorante. Não existe nada melhor que um bom bate-papo com quem gosta de ler e por meio desse hábito se torna simplesmente interessante porque tem muito o que falar. Fala de escritores brasileiros e estrangeiros, comenta sobre assuntos diversos e se manifesta em várias discussões porque já leu muito.

          Quantas invenções, as quais usufruímos hoje, já foram lidas na ficção científica de Júlio Verne, quantas peças teatrais e filmes são lançados na contemporaneidade, mas sua história nasceu há quase quinhentos anos com as obras de William Shakespeare e quantas lutas sociais ganharam força bem depois das narrativas de Vitor Hugo como a obra Os Miseráveis. 

         Devemos ler Camões, Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Cecília Meireles e valorizar o legado patrimonial que deixaram. Do mesmo modo, necessitamos valorizar, ler e conhecer os escritores contemporâneos como: Lázara Teixeira de Sousa, Sérgio Vaz, Adircilene Da Silva, João Evangelista Rodrigues, Ricardo Aleixo, Jefferson Lima, Maria do Rosário Bessas, Adriano Geraldo, Leila Rodrigues, Marina Alves, Vagna Maria, Maria Nazaré Soraggi, João Paulo Coca, Peregrino Lunar, quem sabe Rosana Silva, entre tantos outros escritores nossos! 

           Devemos valorizar a literatura, bem como suas potencialidades, conhecer os escritores e amar os defensores dessa arte. Literatura é uma forma de conservar o valor artístico, compreender o passado e o presente, com projeção no futuro por meio da lente de quem vê o mundo de forma diferente. “A literatura não envelhece, nem cria cabelos brancos. É atemporal, é universal.” Rosana Silva

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...