sábado, 27 de outubro de 2018

Por um Brasil melhor



Por um Brasil melhor

          “O sábio princípio de que todos são irmãos precisa ser reconhecido e vivido”. Estas são palavras de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e Reitor da PUC-MINAS, com o intuito de alertar os eleitores brasileiros e, também, serve como um “puxão de orelha” para os políticos. Estes precisam trabalhar para o bem comum, servir à comunidade com respeito e igualdade, dando atenção especial aos mais pobres.
         É preciso salientar que, independentemente do resultado das eleições, a sociedade brasileira precisa de união, de senso crítico e, sobretudo, de um sólido alicerce que esteja pautado em valores e princípios que valorizem a vida, a dignidade humana, a liberdade e a igualdade. 
        Mas para isso, cada cidadão precisa viver a fraternidade e isso independe de escolhas partidárias. Em todos os partidos, infelizmente, existem políticos corruptos que não atendem ao povo, não trabalham  com honestidade e ética.
           Espera-se que o novo líder do Brasil tenha realmente os verdadeiros valores e que estes sejam usados, sejam praticados, dando exemplo de serviço sério, humildade com projetos sociais que visem ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa, humana e solidária. Os novos líderes precisam e devem assumir os compromissos firmados  com os eleitores e para todos, de modo que possibilitem ao brasileiro ser respeitado e se fazer respeitar . O compromisso que é prometido deve ser cumprido.
      Além disso, as decisões dos eleitores e de toda a sociedade não podem ser baseadas em critérios meramente partidários nem pelo ódio, mas sim pelas propostas que respeitem e valorizem a Constituição Federal, a democracia, a educação, a saúde, a segurança, e tudo o mais que se faz necessário. 
       Portanto que a política seja usada como instrumento de esperança para que todos os brasileiros possam ter dias melhores e isso só pode acontecer com líderes que disseminam os valores, respeito às diferenças, e não disseminem a divisão, o ódio, o preconceito e o desamor. 


Texto de Rosana Silva, Professora, escritora e Mestre em Educação.

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...