quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Em busca de um sonho: ACADEMIA DE LETRAS DE ARCOS



    Quem me conhece, sabe como sou apaixonada por literatura, arte, teatro e música. Além de gostar de escrever e de ler, amo compartilhar isso com amigos, alunos, amigos virtuais e, é claro, com meus filhos e marido. Tenho prazer em ensinar essas habilidades.

         Considero tudo isso muito importante e ter gosto pelas letras e acesso a elas é essencial. Ressalto que promover o gosto pela leitura e pela escrita é imprescindível e devemos favorecer o enriquecimento literário e cultural de Arcos e da região.

      Por gostar tanto e por contribuir com ações que promovem a escrita e a leitura, tornei-me acadêmica da ACADELP, Academia Lagopratense de Letras. Não só por ser acadêmica, muito antes, sempre senti falta de uma instituição dessa em Arcos. 

         Diante dessa ausência, há mais ou menos três anos, procurei por documentos e pessoas da antiga Academia Arcoense de Letras. Com muita busca, descobrimos que a antiga academia foi desativada oficialmente, foi extinta. Há anos que a academia se encontrava totalmente inativa. Fato lamentável. 

        Consequentemente, não houve outro jeito: precisou-se fundar uma nova academia, autônoma e forte. Assim, depois de buscas e pesquisas, muita conversa com quem entende do assunto e com quem participou da antiga, demos início a um árduo, demorado e maravilhoso trabalho de fundação de uma nova instituição tão necessária como essa. 

        Assim nasceu a ACADEMIA DE LETRAS DE ARCOS, que está sendo construída por pessoas que se dispuseram a contribuir com esse sonho de termos novamente uma academia de letras. Tais pessoas são profissionais de diversas áreas, são cidadãos engajados, responsáveis e comprometidos com o bem comum, com a literatura e com a arte. Todos, sem exceção, estão à altura de fazerem parte da ACADEMIA DE LETRAS DE ARCOS.

         Cabe ressaltar que os acadêmicos da extinta academia serão carinhosa e respeitosamente lembrados: os acadêmicos falecidos serão patronos das cadeiras da atual academia, como o Professor Humberto Soraggi, Dona Nazaré, Lena Moreira; e aqueles que estão entre nós, estão convidados a fazerem parte desta. Dentre eles, já estão atuando Ismeraldino Beirigo e Dona Lázara Teixeira de Sousa. 

       Sabemos que os cidadãos envolvidos com a literatura, a arte e a cultura de Arcos estão abraçando essa ideia, estão apoiando esse empreendimento, estão felizes com a iniciativa e com o som maravilhoso da atual academia, que se acorda para a vida literária e cultural do nosso município. 

        Estou feliz e esperançosa, porque tive coragem, força e ânimo ao dar o pontapé inicial nesse empreendimento e ao instigar meus amigos a caminharem comigo rumo a uma nova história da nossa cidade e da região através da ACADEMIA DE LETRAS DE ARCOS.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...