quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O dinheiro não compra tudo

Resultado de imagem para O dinheiro não compra tudo

     A ira , a inveja, a avareza são exemplos daquilo que podem destruir o homem. Dentre esses, a avareza talvez seja o pior de todos, já que se trata do apego descontrolado ao dinheiro e é o retrato fiel do egoísmo, comprometendo os sentimentos de alteridade, de partilha e de solidariedade. 
     Para Jean-Jacques Rousseau, a propriedade privada pode ser considerada a origem de todos os males da humanidade. Mesmo que o direito à posse seja legítimo, a busca incessante e excessiva por dinheiro e poder tem sido um estilo de vida de muitos indivíduos, motivados pela avareza, provocando um desequilíbrio social visível, pois desencadeia ouros males ainda pior: a corrupção.
     Vale lembrar que as relações interpessoais são comprometidas pelos interesses particulares, pois há quem procura sempre mais benefícios no outro, para obter vantagens e aumentar sempre os privilégios nesse tipo de relação. Nesse sentido, em sintonia com o mundo capitalista, a vida cotidiana tem girado em torno da busca pelo lucro, o que provoca a desvalorização daquilo que não se pode comprar, como o convívio familiar, consciência tranquila, amizades verdadeiras, relações afetivas duradouras e leais. Mas tudo isso não se compra com dinheiro, muito menos com avareza.
     Além  disso, cabe ressaltar que a avareza afeta todos os campos sociais, mas o meio político é o mais perceptível, já que se vê o enriquecimento ilícito de políticos e de grandes empresários. Desse modo, a corrupção é a principal marca da ganância no Brasil e no mundo. Escândalos que se tornaram públicos, como o desvio de bilhões de reais na Petrobras e em outras instituições públicas e privadas confirmam os riscos de pautar a vida somente em negócios para a obtenção de lucro em cima de lucro.
          É preciso conscientizar a todos sobre o bom uso do dinheiro e da importância de fazer o certo, o justo em toda e qualquer circunstância. Ao congresso, cabe trabalhar para o brasileiro, com honestidade e transparência ao lidar com as contas públicas para evitar crimes fiscais e abandono das necessidades humanas. 
       As famílias devem buscar a valorização de momentos e atitudes imprescindíveis à convivência, que o dinheiro não é capaz de comprar. A escola e a família devem educar crianças, adolescentes e jovens para a honestidade, a ética e, sobretudo, da necessidade de não se endeusar o dinheiro em suas vidas. Só assim se podem esperar futuras gerações comprometidas e humanizadas verdadeiramente.

 Resultado de imagem para O dinheiro não compra tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...