sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Envelhecer é uma virtude



O Brasil está envelhecendo. Isso é fato. Segundo os dados estatísticos das Projeções das Nações Unidas, uma em cada 9 pessoas no mundo já tem 60 anos ou mais. Estima-se que em 2050, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. No país, segundo o IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas. E o que se tem feito para que essa população tenha qualidade de vida, direitos respeitados e aceitação da velhice pela sociedade?
Inúmeros países do ocidente não têm em sua cultura o respeito para com as pessoas idosas. Elas não são vistas como sábias, mas, sim, como empecilhos para a maioria de adultos e adolescentes que nem sequer sabem se vão ter a chance de envelhecer, ou seja, se vão morrer jovens.
Em relação ao respeito, podemos observar a sua ausência nas redes sociais. Recentemente, fotos de atrizes e de pessoas famosas são postadas, fazendo comparações cheias de deboche e abuso de quando eram jovens e como estão hoje. Qual é o problema de envelhecer? E por que famosos não têm o direito às rugas e aos cabelos brancos? Há um preconceito exacerbado com o envelhecimento, como se tal fase não fosse um fenômeno tão natural e tão certo como morrer. Vive-se a ditadura da beleza e o envelhecimento precisa aderir a essa onda mercadológica.
Outra situação que merece ser destacada é como o idoso é tratado no meio social. Quantos comentários maldosos são feitos quando estes entram nos bancos e nas lotéricas, por exemplo. “Não tem nada pra fazer e entra na frente”, ou “é um desocupado” entre tantos outros desagradáveis e desrespeitosos. Há intolerância e ela está por toda a parte.
O fator previdenciário é outro assunto sério e preocupante, haja vista a perda financeira na aposentadoria e a dúvida que muitos têm sobre a mudança da idade para aposentar. Além disso, sabe-se que, com os anos, os problemas de saúde também aparecem e o dinheiro é pouco para alcançar todos os recursos necessários e inerentes aos idosos. É interessante mencionar que uma pesquisa apontou que muitas mulheres entram em depressão por não aceitarem o envelhecimento, o que pode fortalecer o preconceito.
É preciso encarar esse fato como algo natural e entender que envelhecer faz parte da vida. Cabe aos órgãos públicos se planejarem para atender a essa realidade, tanto no setor previdenciário, quanto da saúde e de infraestrutura. A sociedade deve compreender o idoso e tratá-lo de forma digna e respeitosa em todas as suas instâncias e aprender com aqueles que têm muito a nos ensinar. É possível envelhecer com saúde e com qualidade de vida, mas para isso é necessária uma forcinha de quem envelhece e de quem tem o poder de cuidar do seu povo.
Fonte da imagem: http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/files/2010/03/mancha-pele.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornada Literária 2023

  “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos.” Cora Coralina A poesia, na educação, é um forte ...